Livros e Mangás: Soulless


Eu escolhi Alma? (Soulless, em inglês) de Gail Carriger, entre as ofertas de livros para resenha da Editora Valentina, mas não nutria muita expectativa em torno dele. Achava, pra ser sincera, a capa feia. E a história, que mesclava sociedade vitoriana, lobisomens, fantasmas e vampiros não parecia, de jeito nenhum, que ia dar certo. Felizmente, estava errada.

A solteirona srta. Alexia Tarabotti, com seu gênio forte, nariz e seios proeminentes e tendência a se meter onde não é chamada me cativou de imediato - especialmente porque compartilhamos o prazer de comer uma boa refeição. Num mundo onde as pessoas com excesso de alma podem ser transformadas em vampiros e lobisomens ou virar fantasmas depois que morrerem, Alexia, nascida sem nenhuma alma, é uma verdadeira aberração. As pessoas que não possuem alma, chamadas de preternaturais, têm o poder de, quando tocar um ser sobrenatural, transformá-los em humanos durante o toque. Não é de se espantar, portanto, que Alexia não seja muito querida entre os sobrenaturais - já que, ao tocá-los, os torna vulneráveis. O fato de ser meio italiana também não ajuda para uma boa reputação - e é difícil negar sua origem com sua tez mais escura distinta da pele cor de leite das afetadas inglesas. Para a sociedade vitoriana, pior que meia-italiana, só se fosse - cruzes e horrores, bate três vezes na madeira, isola - escocesa.


O cenário onde se passam os cinco livros com as aventuras de Alexia (Alma? é o primeiro da série O Protetorado da Sombrinha) é a Inglaterra vitoriana, com a Rainha Vitória no trono, em meados do século XIX. Só que, nessa versão da Inglaterra, vampiros e lobisomens convivem entre os humanos, sem precisar se esconder. São condes, viscondes, duques e pares do reino, frequentam festas no castelo da rainha e circulam pelas ruas - de dia e de noite - sem receio. É uma abordagem interessante essa do mundo sobrenatural convivendo perfeitamente  com a sociedade humana. Só tinha visto uma vez antes, no livro Prazeres Noturnos, de Laurell K. Hamilton (por sinal, preciso terminar de ler a série). 

Como contraponto para a curiosa e abelhuda Alexia, temos o - temperamental, conde, escocês, lobisomen, mal-humorado e sexy de doer - lorde Conall Maccon. O relacionamento dos dois é extremamente divertido, e foi o que mais me atraiu na série de livros. Os personagens secundários - o impertubável professor Lyall, o escandaloso Lorde Akedalma, a maluca-dos-chapéus srta Ivy Hisselpenny - contribuem para tornar a estória ainda mais divertida.

Dei todas essas voltas para explicar que, depois de cair por amores pela série, descobri que existia uma adaptação em mangá. Os traços lindos me conquistaram, então fui sem pensar duas vezes ao The Book Depository garantir os meus exemplares. Não são lindos? Pena que não vão adaptar os livros 4 e 5 #tears.

Resenhei Alma? e Metamorfose? (segundo da série) para a 21 aqui e aqui

Share this:

, , , ,

COMENTÁRIOS

0 comentários:

Postar um comentário

Libere-se, expresse-se, derrame-se em elogios ou críticas. Este espaço é seu.