Um romance sobre vampiros, lobisomens e… sombrinhas?

Inglaterra, sociedade vitoriana. Anquinhas e vestidos cheios de babados e rendas estão na moda, a Rainha Vitória reina gloriosa sobre seus súditos com a ajuda do Conselho Paralelo, formado por um vampiro e um lobisomem. É nesse universo que encontramos a srta Alexia Tarabotti, que durante sua vida enfrenta uma série de atribulações sociais, qüiproquós e saias justas (embora compridíssimas, para preservar a decência).
Em primeiro lugar, a srta Tarabotti não tem alma. Em segundo, é uma solteirona e filha de italiano (e ser filha de italiano só não é pior do que ser totalmente italiana ou – cruzes e horrores, bate três vezes, isola – ser escocesa ou descendente de escocês). E em terceiro, um vampiro muito do mal-educado tentou mordê-la sem nem ao menos serem apresentados! Utilizando sua eficiente sombrinha com ponteira de prata, a srta. Alexia – sem querer querendo – mata o vampiro e, agora tem de lidar com o assustador (temperamental, sexy, altamente atrativo e lobisomem) Lorde Maccon, enviado para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, um mistério ronda a sociedade londrina e a intrometida curiosa logo se vê determinada a descobrir o que, afinal, está acontecendo.
Alma? é o primeiro livro da série O Protetorado da Sombrinha, da escritora Gail Carriger, publicado no Brasil pela Editora Valentina. Tenho três considerações básicas a fazer sobre o livro. Primeira: acreditava que misturar sociedade vitoriana londrina no século XIX com vampiros e lobisomens não ia dar muito certo. Segunda: estava totalmente errada em relação ao item um. Terceira: chorei de rir com muitas cenas do livro. É uma delícia de leitura!
A srta Tarabotti é uma personagem fantástica. Solteirona, de gênio forte, abelhuda – e não esqueçamos, filha de italiano (e haja bulling com a Itália), com tez mais escura que as pálidas peles das inglesas e um nariz e seios proeminentes –, gera uma empatia quase que imediata, especialmente considerando o quanto valoriza uma boa refeição. Preternatural, nasceu sem alma, assim como seu pai, tendo o poder de anular poderes sobrenaturais através do toque. Ela é divertida e seu relacionamento e embates com Lorde Maccon são deliciosos e muito, muito engraçados.
Lorde Conall Maccon, quarto conde de Woolsey, é mal-humorado, temperamental e quase sempre fica exasperado pelas conversas e atitudes de Alexia. Os dois formam um casal muito gostoso de acompanhar, invariavelmente deixando o leitor com um sorrisinho no rosto ao longo da leitura.
Gail tem um estilo rápido, sarcástico e muito divertido. A leitura do livro é um prazer e a trama se desenvolve com agilidade e coerência. Ela inseriu diversas cenas que ajudam a explicar o mundo que criou, no qual vampiros, lobisomens e fantasmas vivem em harmonia com o resto da sociedade. A presença de sobrenaturais, segundo ela, explica porque uma ilhazinha como a Inglaterra poderia ter conquistado metade do mundo conhecido da época. A questão da alma gera um pouco de confusão a princípio, mas é eficientemente explicada ao longo da leitura.
A escritora conseguiu criar personagens extremamente carismáticos, que atraem o leitor muito mais do que simplesmente descobrir porque, afinal, vampiros e lobisomens estão desaparecendo. Destaque para o amigo vampiro da srta. Tarabotti, Lorde Akeldama, que é simplesmente uma graça.
- Minha querida – disse o vampiro, por fim, examinando o conde com um olhar esgotado, porém apreciativo – , que tremendo banquete. Nunca fui muito chegado a lobisomens, mas ele é muito bem-dotado, não é mesmo?
A srta. Tarabotti lançou-lhe um olhar malicioso.
- Essas guloseimas já têm dona – disse, em tom de advertência.
- Seres humanos – comentou Lorde Akeldama, dando uma risadinha. – Tão possessivos.
Vale salientar que o livro não é exatamente feito para adolescentes, tendo uma boa dose de pele de Lorde Maccon exposta – para alegria de Alexia, de Biffy, Lorde Akeldama e nossa, obviamente – e algumas cenas proibidas para menores.
Alma? é o primeiro de uma série de cinco livros: Soulless, Changeless, Blameless, Heartless e Timeless. No Brasil, até agora, somente Alma? foi publicado. Gail também escreveu os livros Etiquette & Espionage e Curtsies & Conspiracies, da série The Finishing School Series, que se passa no mesmo mundo de Alma?, só que 25 anos antes. E, no momento, está escrevendo Prudence, da série Parasol Protectorate Abroad, que também se passa no mesmo universo, mas várias décadas depois da série de aventuras da srta. Tarabotti.
Em tempo: A série O Protetorado da Sombrinha é uma das mais queridas e conhecidas do gênero Steampunk. Steampunk se refere, de grosso modo, a obras literárias cujo ambiente em que se desenrolam mostram aspetos do passado (em especial da época vitoriana) e onde existia tecnologia, em especial tecnologia da época do vapor. A fantasia e o terror muitas vezes aparecem nestas obras, assim como sociedades secretas e teorias da conspiração.
ps: Resenha publicada originalmente na Revista 21.
0 comentários:
Postar um comentário
Libere-se, expresse-se, derrame-se em elogios ou críticas. Este espaço é seu.