Uma Lady e sua sombrinha na terra dos homens de kilt
Lady Alexia Maccon, outrora conhecida como a solteirona Alexia Taraboltti, tem três problemas a resolver:
1) descobrir porque todos os fantasmas na área de Londres foram exorcizados e vampiros e lobisomens não podem assumir sua forma sobrenatural, numa espécie de praga da humanização;
2) descobrir o que fazer com os soldados acampados na frente do seu castelo;
3) descobrir a maneira mais dolorosa de punir seu marido, o conde Conall Maccon, que foi pra Escócia tratar de questões familiares sem avisá-la (ora, se ela não é importante o suficiente para ser informada disso, quem é?) e deixou-a com um regimento inteiro para lidar – além do desagradabilíssimo capitão Channing Channing, o gama (3º em comando) de seu marido.
Metamorfose? é o segundo livro da série de cinco livros O Protetorado da Sombrinha, escritos por Gail Carriger (e que amo, amo, amo). Os livros contam as aventuras de Alexia Taraboltti – agora Alexia Maccon – uma preternatural que vive se metendo em confusão. Graças à sua ausência de alma, ela consegue transformar lobisomens e vampiros em humanos novamente com apenas um toque. Esse poder, somado à sua personalidade enérgica e ao costume de meter o nariz consideravelmente grande onde não foi chamada, acaba metendo-a em grandes confusões.
Enquanto que no primeiro livro Alexia tinha que descobrir de onde vinham os vampiros sem nenhuma etiqueta que apareciam misteriosamente por toda Londres (e pra onde iam os lobisomens errantes que sumiam sem deixar vestígios); neste o mistério envolve a tal praga da humanização. Era uma arma? Uma doença? Uma maldição? Como mujah da rainha Vitória (um cargo deveras importante, deve-se ressaltar), é sua obrigação descobrir. Especialmente se essa condição colocar seu marido – o mal-humorado, escocês e lobisomen – lorde Maccon em risco. Para isso ela conta com a ajuda de seu escandaloso amigo Lorde Akedalma, do elegante beta de seu marido, o Professor Rundolph Lyall e da misteriosa madame Lefoux, uma mulher que choca a sociedade ao sair por aí – imaginem só, que absurdo! – de calças.
O estilo irônico, engraçado e peculiar de escrita da Gail Carriger se mantém na continuação de Alma?. Ela consegue manter um bom ritmo, entremeando explicações científicas e momentos cômicos com grande habilidade. O final é interessantíssimo e faz o leitor morrer de vontade de ler a continuação. Alexia continua tão afiada quanto sempre, conseguindo conquistar com facilidade a empatia – e o coração, por que não? – do público.
Metamorfose? é uma leitura muito divertida e que vale a pena. Agora é ficar na ansiedade pelo próximo volume, Blameless, ainda sem data para chegar no Brasil.

0 comentários:
Postar um comentário
Libere-se, expresse-se, derrame-se em elogios ou críticas. Este espaço é seu.