Encantadoramente Bizarro

O que dizer desse livro? Ele é maluco, pra dizer o minimo. É insano, é engraçado, é surreal, é bizarro, é estranhamente encantador. Meu coração de pedra-pomes, escrito pela brasileira Juliana Frank, traz como protagonista a desbocada, imprevisível, bizarra e divertida Lawanda. Com o esfregão como arma, limpa de cima a baixo as alas e quartos de um hospital, onde costuma deixar algumas sujeirinhas escondidas no canto apenas pela satisfação de voltar lá e vê-las, dias depois, intactas, resistindo às vassouradas e olhares atentos de outros funcionários da limpeza. Costuma chamá-las de pequenas heroínas. Às vezes também queria usar seu esfregão nos doentes, para levar sua limpeza embora, mas como não pode, se contenta em prestar serviços noturnos, seja valsar à meia-noite ou ver um show de Caubi. Embora, sempre se pergunte: porque não o bordel?

Com seu emprego de faxineira (que conseguiu através das cotas para deficientes) e os serviços obscuros que presta, consegue sobreviver, aos trancos e barrancos. Seu maior sonho de consumo é ter um frigobar. Não um frigobar qualquer, mas um vermelho, modelo vintage ultima geração que custa mil centro e três dinheiros. Lawanda não é uma protagonista convencional. Afinal, quantas faxineiras de 19 anos, que coleciona besouros e costura borboletas você conhece? 

Imersa num mundo só seu e com uma imaginação fervilhante, divide seus dias entre limpar e fazer macumbas para que seu amante José Júnior largue a esposa e finalmente diga que a ama. Não tem papas na língua nem hesita em fazer o que lhe dê na telha. Profundamente anti-convencional, é uma Macabéa de boca suja, que sabe que com ela ninguém pode, nem ela mesma. 

A linguagem da obra é desbocada, carregada de termos pejorativos, gírias, palavrões. É narrado em primeira pessoa, permitindo ao leitor adentrar mais profundamente na mente da irreverente protagonista. Com cerca de 100 páginas, é uma leitura rápida, divertida, original, encantadoramente bizarra. 

Share this:

, ,

COMENTÁRIOS

0 comentários:

Postar um comentário

Libere-se, expresse-se, derrame-se em elogios ou críticas. Este espaço é seu.